Em plena pandemia, onde municípios vem enfrentando sérias crises financeiras, o presidente da Câmara de Avaré, vereador Flávio Zandoná, pretende contratar assessores para os 13 vereadores, o que aumentará os gastos do legislativo. A declaração foi proferida durante entrevista à Rádio Avaré FM.
Zandoná revelou que fará uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) destacou que a contratação dos assessorias iria facilitar que o trabalho dos vereadores seja mostrado.
“Vamos esperar o que o Tribunal de Contas vai apontar. Se ele achar que não é viável, tranquilo, só que a gente vai expor que nesses 4 anos a gente ficou sem assessor. Como que os vereadores podem mostrar o trabalho deles perante a população, a aproximação, onde um vereador pode estar ali e o assessor em outro local”.
O presidente da Câmara e vereador pelo Cidadania não entende o gasto como desnecessário e que seria um investimento para ter o retorno do trabalho do vereador eleito. “De forma nenhuma será um gasto desnecessário. Com certeza é um investimento no município para ter o retorno do trabalho do vereador eleito”, disse.
Em dezembro de 2016, após recomendação do TCE, o então presidente da Câmara, Denilson Ziroldo, apresentou uma resolução alterando a estrutura administrativa dos cargos em comissão, sendo que a propositura foi aprovada, o que gerou a extinção de todos os cargos de assessores de vereadores.
Atualmente, o quadro do legislativo é de 20 cargos, porém, uma parte tem que ser ocupada por funcionários de carreira da Câmara.