27 agosto, quinta-feira, 2026
  • Localização
A Voz do Vale - a Notícia de Cara Nova
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
A Voz do Vale - a Notícia de Cara Nova
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
A Voz do Vale
Sem Resultados
Ver todos os resultados

EMPRESÁRIO DE AVARÉ, BETO LOUCO É DENUNCIADO POR SUPOSTA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

27 de agosto de 2026
em Avaré
0
NATURAL DE AVARÉ, “BETO LOUCO” ENFRENTA RESISTÊNCIA DO MP EM ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA; ELE PROPÔS PAGAR R$ 1 BILHÃO E ENTREGAR SERVIDORES E MAGISTRADOS

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou 16 pessoas sob acusação de integrar uma organização criminosa que teria desviado metanol para adulterar combustíveis na Grande São Paulo entre 2017 e 2025. Entre os denunciados está o empresário Roberto Augusto Leme da Silva, conhecido como “Beto Louco”, natural de Avaré e apontado pela Promotoria como um dos principais financiadores do esquema.

A denúncia foi apresentada pelo núcleo de Guarulhos do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além de organização criminosa e lavagem de dinheiro, o Ministério Público aponta suspeitas de adulteração de combustíveis, crimes tributários e contra o consumidor, estelionato, falsidade documental e crimes ambientais.

Segundo a acusação, empresas como Aster, Copape e Duvale teriam sido utilizadas para movimentar recursos relacionados às atividades investigadas. A investigação aponta que o grupo comprava metanol de forma regular, com documentação que indicava como destino a produção de biodiesel ou de produtos químicos.

Na prática, porém, o produto teria sido desviado para postos e empresas do setor de combustíveis, onde era misturado irregularmente à gasolina ou ao etanol. O Ministério Público afirma que mais de 10 milhões de litros de metanol teriam sido movimentados pelo esquema, que também utilizaria transportadoras, empresas químicas, instituições de pagamento e fundos de investimento para dificultar o rastreamento dos recursos.

A investigação teve como um dos pontos de partida uma ocorrência registrada em maio de 2023, quando a Polícia Rodoviária Federal encontrou uma carga de metanol com um dos envolvidos. A partir do episódio, as autoridades passaram a investigar o suposto desvio sistemático do produto, cuja aquisição e utilização são controladas. (

BETO LOUCO – Natural de Avaré, Beto Louco já havia sido apontado em investigações anteriores como uma das figuras centrais do esquema envolvendo o setor de combustíveis. Reportagens locais identificam Roberto Augusto Leme da Silva como avareense e relatam sua ligação empresarial com postos e empresas do ramo na região.

Na nova denúncia, o MP-SP afirma que ele teria utilizado empresas para movimentar valores milionários e o aponta como um dos principais financiadores da organização. A defesa, entretanto, contesta a acusação e afirma que Beto Louco não teria relação com os fatos descritos na denúncia. Segundo os advogados, ele ainda não havia tido acesso aos autos quando se manifestou.

Em maio deste ano, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, rejeitou uma proposta de delação premiada apresentada pelo empresário. Segundo integrantes do Ministério Público, o material foi considerado insuficiente e teria deixado de apresentar informações relevantes sobre determinados aspectos da investigação.

A denúncia reúne elementos de diferentes investigações, entre elas as operações Boyle e Carbono Oculto.

O caso agora será analisado pela Justiça, que decidirá se recebe a denúncia e abre um processo criminal contra os acusados. Até essa decisão, os denunciados permanecem na condição de acusados, sem condenação definitiva.

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

© 2004 - 2026 - Todos os Direitos Reservados ao Jornal a Voz do Vale - By Net @ - sites para internet

Politica de Privacidade

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais

© 2004 - 2026 - Todos os Direitos Reservados ao Jornal a Voz do Vale - By Net @ - sites para internet

Descubra mais sobre A Voz do Vale

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

%d