Uma frente fria que avança do Sul do Brasil promete provocar uma queda significativa nas temperaturas em várias cidades do interior de São Paulo.
Segundo o Climatempo, essa mudança começa a ser sentida a partir desta quarta-feira (28), e deve se estender até domingo, dia 1º de junho. As temperaturas mínimas podem chegar a até 6°C em algumas localidades.
A previsão para a quinta-feira (29) mostra que as temperaturas irão despencar, especialmente em Avaré, onde a mínima poderá ser registrada a 7°C.
Confira a previsão detalhada para cada cidade:
AVARÉ
- Quarta (28/5) – 14°C min / 26°C máx;
- Quinta (29/5) – 7°C min / 15°C máx;
- Sexta (30/5) – 6°C min / 19°C máx;
- Sábado (31/5) – 7°C min / 22°C máx;
- Domingo (1/6) – 10°C min / 23°C máx;
ITAÍ
- Quarta (28/5) – 14°C min / 25°C máx;
- Quinta (29/5) – 9°C min / 16°C máx;
- Sexta (30/5) – 7°C min / 18°C máx;
- Sábado (31/5) – 9°C min / 21°C máx;
- Domingo (1/6) – 11°C min / 23°C máx;
PARANAPANEMA
- Quarta (28/5) – 15°C min / 27°C máx;
- Quinta (29/5) – 9°C min / 16°C máx;
- Sexta (30/5) – 7°C min / 19°C máx;
- Sábado (31/5) – 9°C min / 21°C máx;
- Domingo (1/6) – 12°C min / 23°C máx;
CERQUEIRA CÉSAR
- Quarta (28/5) – 13°C min / 26°C máx;
- Quinta (29/5) – 7°C min / 15°C máx;
- Sexta (30/5) – 4°C min / 19°C máx;
- Sábado (31/5) – 7°C min / 22°C máx;
- Domingo (1/6) – 10°C min / 24°C máx;
ARANDU
- Quarta (28/5) – 14°C min / 26°C máx;
- Quinta (29/5) – 8°C min / 15°C máx;
- Sexta (30/5) – 6°C min / 19°C máx;
- Sábado (31/5) – 8°C min / 22°C máx;
- Domingo (1/6) – 10°C min / 23°C máx;
PIRAJU
- Quarta (28/5) – 13°C min / 24°C máx;
- Quinta (29/5) – 8°C min / 15°C máx;
- Sexta (30/5) – 6°C min / 18°C máx;
- Sábado (31/5) – 8°C min / 21°C máx;
- Domingo (1/6) – 11°C min / 23°C máx;
ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA
- Quarta (28/5) – 14°C min / 27°C máx;
- Quinta (29/5) – 8°C min / 16°C máx;
- Sexta (30/5) – 5°C min / 19°C máx;
- Sábado (31/5) – 7°C min / 23°C máx;
- Domingo (1/6) – 10°C min / 24°C máx;
A chegada dessa frente fria traz, além do frio, a necessidade de atenção redobrada, especialmente para moradores de áreas menos aquecidas ou mais vulneráveis às mudanças climáticas. É comum que, com a baixa de temperaturas, haja um aumento nos casos de doenças respiratórias. Por isso, as autoridades de saúde recomendam que a população tome cuidados como manter-se aquecida e evitar exposição prolongada ao frio.
Além disso, é importante que as pessoas cuidem da hidratação, mantenham uma alimentação adequada e procurem obter informações atualizadas sobre as condições climáticas na região onde residem. Também é prudente que quem precisar sair de casa em horários mais frios se vista em camadas e busque abrigo em locais aquecidos sempre que possível.
Por fim, é fundamental acompanharmos os avisos e recomendações das autoridades meteorológicas e de saúde. As primeiras mudanças irão, sem dúvida, impactar o dia a dia da população do interior paulista, mas com precauções adequadas, será possível atravessar esta onda de frio de forma segura e saudável.
Foto: Ronaldo Melo



