A Polícia Civil promoveu, na manhã desta terça-feira (30), uma reunião de trabalho na Delegacia Seccional de Polícia de Avaré para revisar protocolos e fortalecer a atuação integrada do Setor de Proteção Animal (SEPA). O encontro reuniu representantes da segurança pública, do poder público municipal, de entidade de proteção animal e da área técnica de medicina veterinária.
Os trabalhos foram conduzidos pelo delegado seccional, Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva, e pelo delegado assistente e coordenador do SEPA, Rubens César Garcia Jorge. Também participaram o investigador-chefe Alexandre Novaes Costa Aurani, o escrivão Rodrigo Abranches Pupo Barboza, a representante do Setor de Comunicação Social da Delegacia Seccional, Claudia Regina Inoue Serodio, além de representantes da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, da ONG Amor de Quatro Patas e da médica-veterinária da rede municipal.
Durante a reunião, foram revisados os protocolos e fluxos de atuação definidos na reunião inaugural do SEPA, com o objetivo de aperfeiçoar a integração entre os órgãos envolvidos e garantir maior eficiência nas ações de prevenção, fiscalização e investigação de casos de maus-tratos contra animais.
Segundo a Polícia Civil, também foram reafirmadas as atribuições de cada instituição parceira, além de reforçados os procedimentos para o recebimento de denúncias, a condução das investigações e o encaminhamento das ocorrências. A proposta é padronizar as ações e proporcionar respostas mais rápidas e eficazes às denúncias.
A integração entre Polícia Civil, Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, organizações de proteção animal e profissionais da medicina veterinária foi apontada como um dos principais pilares para assegurar uma atuação técnica e coordenada, tanto no atendimento aos animais quanto na responsabilização de eventuais autores de crimes.
Ao término do encontro, os participantes reafirmaram o compromisso de fortalecer continuamente o trabalho desenvolvido pelo SEPA.
A expectativa é consolidar o modelo regional de atuação coordenada pela Delegacia Seccional de Polícia de Avaré e ampliar a cooperação entre as instituições envolvidas na proteção e no bem-estar animal.



