O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta terça-feira, dia 15 de setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019.
Em Avaré, os números são preocupantes. A cidade não alcançou duas das três metas previstas para o ano de 2019. O indicador avalia o desempenho do sistema educacional levando em conta as notas obtidas em provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a taxa de aprovação escolar.
As metas determinadas para 2019 foram calculadas a partir do desempenho observado em 2005, com curva de projeção para 2095. A distância entre o indicador real e a meta estipulada aumenta conforme as etapas escolares avançam. Os resultados consideram as provas de estudantes das redes pública e privada.
Nos anos iniciais do ensino fundamental — período do 1º ao 5° ano —, Avaré ficou com índice de 6,2, abaixo dos 6,3 projetados, não alcançaram a meta.
ANOS FINAIS – Do 6º ao 9º anos, a lacuna aumentou. Considerada apenas a rede pública, essa pontuação cai para 0,4. No ensino fundamental, o 8º e 9º anos teve a taxa de aprovação de 5,3, contra os 5,7 projetados.
No Ensino Médico foi o único item que Avaré teve um melhor resultado, ficando acima da meta. A meta projetada era de 4,2 e Avaré ficou com 4,6, resultado considerado excelente.
A Escola Municipal que teve melhor índice foi as escolas Professora Maria Theresa de Oliveira Picalho, com meta de 6,8. Em seguida vem: Maneco Dionísio (6,7), Dona Ana Novaes de Carvalho (6,7), Professor Clarindo de Macedo (6,4), José Rebouças de (6,1), Maria Narazath Pimentel (5,9), Cecília Vilella Duarte (5,8), Elizabeth de Jesus Freitas (5,8).
As escolas municipais Victor Lamparelli, Salim Curiati, Evani Elaine Batochio, Fausto Mazzola, Éruci Paulucci e Conjunto Habitacional Duílio Gambini não apareceram nas metas projetadas.
Em comparação a 2017, houve uma grande repressão das escolas municipais no índice de Educação Básica (Saeb).
MUNICÍPIOS ABAIXO DA META- Com o avanço do tempo, as metas ficam também mais ambiciosas e mais escolas acabam ficando para trás. No ano passado, menos municípios conseguiram cumprir as metas sugeridas. Considerando as metas para os anos iniciais do ensino fundamental para as escolas públicas municipais, em 2017, 3,6 mil municípios cumpriram a meta, o equivalente a 70%. Em 2019, esse número caiu para 3,2 mil, ou 62%.
Nos anos finais do ensino fundamental, 1,2 mil, o equivalente a 23% dos municípios conseguiram alcançar a meta para 2019 para as escolas públicas. Em 2017, foram 2,1 mil, o equivalente a 38,5%. Esses dados não foram disponibilizados para o ensino médio.