Criado em 1981 e inspirada pela moda de Pierre Cardin, o Grupo Lorsa é o mais novo participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A marca, que já tem mais de 40 anos no mercado, começou nos anos 1980 com uma pequena fábrica em São Paulo, onde criava calças jeans inspiradas no famoso estilista. Em 1995, Paulo Totaro assumiu 100% da empresa.
O Parque Industrial da Lorsa em Avaré conta com mais de 12 mil metros quadrados de área construída e emprega direta e indiretamente, cerca de 2 mil pessoas, sendo um dos maiores empregadores da cidade.
Apesar dos processos ultramodernos, com as máquinas mais avançadas do país, a Lorsa faz questão de investir nos colaboradores, muitos, aliás, tem mais de 20 anos de empresa. A Lorsa investe na capacitação e no desenvolvimento dos funcionários, pagando integralmente cursos e, até, faculdades.
Além de pensar no ser humano, o Grupo Lorsa também é preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade. A empresa conta com a lavanderia mais sustentável do Brasil, com um processo sustentável, onde é reutilizada até 95% da água.
A empresa possui, ainda, uma moderna estação de tratamento de efluentes com reuso total da água. Todos os resíduos industriais são reciclados ou descartados de maneira ecologicamente correta.
A produção foi crescendo e hoje eles fabricam cerca de 500 mil peças por mês que são confeccionadas na fábrica em Avaré.
Atuando com Private Label, a empresa conta com grandes clientes no Brasil, como C&A e Marisa. Além disso, eles contam com marcas próprias: a Equívoco, com duas lojas voltadas ao atacado na região do Brás, na capital paulista, a Lorsa e a Auguri Jeans.
Com força no mercado nacional, o Grupo agora estuda oportunidades fora do Brasil, começando com a adesão ao Programa. “Nosso objetivo é, junto com o Texbrasil, participar de feiras e iniciar a prospecção de clientes internacionais”, destaca Bruna Corrêa, responsável pelo marketing da marca.
Saiba mais sobre a Lorsa: https://www.youtube.com/watch?v=cxl3RTjcr84&t=304s