Um levantamento feito pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) mapeou diversas famílias da região que ainda não são cadastradas como baixa renda na Tarifa Social. Com esse cadastro, elas podem receber descontos de até 65% na conta de energia.
A CPFL informou que tem intensificado a divulgação do benefício e que registrou um crescimento de 706 novos cadastros no benefício da Tarifa Social no primeiro semestre de 2021.
Em toda a região, cerca de 8.500 pessoas já são beneficiadas com o desconto na conta de energia.
Conforme determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANAEEL), as famílias beneficiadas também garantem a isenção no corte de energia por inadimplência.
REQUESITOS – Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais por pessoa de, no máximo, meio salário-mínimo e atender a pelo menos uma das condições abaixo:
Ser inscrito programa Bolsa Família ;
Ser beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoas;
Recebe o Benefício da Prestação Continuada da assistência social – BPC, nos termos dos art. 20 e 21 da lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993;
Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 salários mínimos;
Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC;
COMO SE CADASTRAR – Os interessado devem realizar o cadastro junto à distribuidora por meio do site ou pelo aplicativo “CPFL Energia”, informando o documentos e comprovantes exigidos.
Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.
Com informações do G1