Uma internauta se utilizou de sua página em uma rede social para criticar o mau atendimento médico no Pronto Socorro de Avaré. Na publicação, postada no domingo, dia 10 de outubro, ela relata que demorou 7 horas para que a namorada fosse atendida pelo médico e recebesse a medicação.
Para a internauta, a médica que fez o atendimento não estaria preparada para atender a namorada. “Uma equipe médica com 0 (zero) preparo pra um protocolo de paciente com suspeita de sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) e paralisia facial de “Bell”, onde o atendimento de sinal vermelho o tempo é fundamental pra não haver nenhum tipo de sequela no paciente levou 5 horas até que um médico com algum conhecimento sobre o assunto pudesse olhar a minha namorada. A médica de clínica geral de plantão simplesmente nunca havia pegado um caso assim. Segundo ela mesma, falando no telefone com o médico neurologista, que não quis prestar nenhum tipo de auxílio à médica”.
Mesmo com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a munícipe destaca que a namorada permaneceu sentada por horas. “Médico que não sabe atender a segunda maior causa de morte no país? Não fez questão nenhuma de explicar qual tipo de encaminhamento daria, qual medicamento, onde a gente aguardaria, quanto tempo de espera pro exame (que foi a única informação que deu!) Só fomos jogadas numa cadeira. Pra um paciente que no mínimo esperávamos que tivesse sido deitado numa cama, poltrona cama o que fosse e colocado na veia um relaxante muscular e medicamente com efeito calmante. Muita gente passando pela gente e nada! Demos a sorte de ter uma única enfermeira, dentre várias que ali passaram, que teve humanidade e bom senso que colocou minha namorada numa maca. Queria muito ter conhecimento do seu nome pra agradecer”.
Ela critica a demora no atendimento. “Duas injeções para dor (segundo a enfermeira) levaram 1h30/2h. Dava tempo deu mesma ir e voltar umas 10x da farmácia e comprado o que era necessário. Mas na hora do nervoso você não pensa, espera que o médico te auxilie e não você raciocine o que precisa ser feito. Deixar o acompanhante pra fora devido protocolo de Covid para um paciente que não fala e não anda direito parece a desculpa perfeita pro descaso no atendimento. Aliás, as enfermeiras só parecem estar ali pra isso. Mandar você sair ou te ignorar”.
A demora para realizar exames e de transferência, também foi criticado pela munícipe. “Uma cidade toda que não tinha onde fazer um exame de tomografia no horário em que fui (por volta de 23h e 24h) parece surreal. O tempo de espera pra transferência pra uma cidade vizinha mais surreal ainda”.
Ela pede que as pessoas que passaram por problemas de atendimento médico no Pronto Socorro, a procurem nas redes sociais. “A única opção do morador da cidade de Avaré parece ser fazer uma denúncia no Conselho de Medicina, ouvidoria do SUS (quem tiver mais info me chama no privado, por favor) e esperar um milagre do céu”.
A internauta elogiou parte dos funcionários do PS. “Agradeço o pessoal da recepção pois alguns (não todos também não, o primeiro rapaz da porta que é a primeira pessoas com que você tem contato foi uma grosseria só, o segundo depois da mudança de turno que viu que eu estava ali faz tempo, me ajudou bastante) foram muito solícitos. Falaram mais comigo do que a própria médica ou enfermeiras!! Nenhum funcionário com nenhum tipo de identificação ou crachá pra agradecer ou mesmo reclamar”.
Ela afirma que foi embora sem orientação. “Fomos embora sem nenhuma orientação ou medicamento prescrito. 300 pila da consulta particular com o neurologista e talvez mais 300 da tomografia e torcer pra não ser algo súbito!! Porque se depender do atendimento público e chegar qualquer paciente com algum dano cerebral grave o ser humano não passa daquela noite”.
A munícipe finaliza desabafando. “Alô, secretaria de saúde de Avaré, secretário Roslindo os moradores precisam de sistema de saúde!!! De profissional qualificado e não só cumprindo escala. Desde a porta até internamente. É um pedido de socorro pra essa cidade, pois tá vergonhoso!”.