22 julho, quarta-feira, 2026
  • Localização
A Voz do Vale - a Notícia de Cara Nova
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
A Voz do Vale - a Notícia de Cara Nova
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
A Voz do Vale
Sem Resultados
Ver todos os resultados

OPERAÇÃO DA DIG DE AVARÉ PRENDE SUSPEITO DE COMANDAR ESQUEMA MILIONÁRIO DE GOLPES CONTRA EMPRESAS TÊXTEIS

Investigação aponta atuação interestadual de organização criminosa que usava identidade de empresas para aplicar fraudes; centenas de toalhas de mesa foram apreendidas durante a operação

22 de julho de 2026
em Avaré, Polícia
0
OPERAÇÃO DA DIG DE AVARÉ PRENDE SUSPEITO DE COMANDAR ESQUEMA MILIONÁRIO DE GOLPES CONTRA EMPRESAS TÊXTEIS

Uma operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Avaré resultou, na manhã desta quarta-feira (22), na prisão preventiva de um homem de 65 anos apontado como o principal articulador de um esquema de estelionatos contra empresas do setor têxtil.

Batizada de “Comprador Fantasma”, a ação também cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Americana e Ibitinga, onde foram recolhidos dinheiro, equipamentos eletrônicos, documentos e centenas de toalhas de mesa supostamente ligadas às fraudes.

As investigações, conduzidas ao longo de aproximadamente quatro meses, tiveram início após uma tradicional empresa de Avaré descobrir que sua identidade havia sido utilizada por criminosos para realizar compras fraudulentas de mercadorias. O golpe ocorreu no fim de fevereiro deste ano e só veio à tona semanas depois, quando fornecedores passaram a cobrar produtos que jamais haviam sido adquiridos pela empresa.

A partir da instauração do inquérito policial, a equipe da DIG reuniu provas que permitiram identificar a estrutura do grupo criminoso e solicitar ao Poder Judiciário a expedição dos mandados cumpridos nesta quarta-feira.

Segundo a Polícia Civil, o prejuízo inicialmente identificado supera R$ 100 mil e atinge empresas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A expectativa, porém, é de que novas vítimas sejam identificadas à medida que a investigação avance.

De acordo com os investigadores, o grupo escolhia empresas do ramo têxtil, utilizava dados empresariais falsificados para negociar compras de alto valor e determinava que as mercadorias fossem entregues em endereços previamente definidos. Em seguida, os produtos eram encaminhados a receptadores, principalmente na cidade de Ibitinga, onde eram redistribuídos.

A análise de dados telemáticos revelou pesquisas sobre empresas do setor em diferentes estados, consultas a cadastros empresariais, contatos comerciais e planejamento das rotas de transporte das mercadorias, indicando uma atuação estruturada e de alcance interestadual.

O suspeito foi localizado em Santa Bárbara d’Oeste. Conforme a investigação, ele já possui antecedentes por crimes semelhantes, responde a processo criminal e utilizava tornozeleira eletrônica por determinação da Justiça. O homem já havia sido preso em flagrante anteriormente pela prática do mesmo tipo de crime.

Durante o cumprimento do mandado de prisão, os policiais apreenderam R$ 9.089 em dinheiro, um notebook, quatro celulares, cartões bancários, chips telefônicos, dispositivos de armazenamento de dados, documentos e cadernos com anotações que poderão auxiliar no aprofundamento das investigações.

Em Ibitinga, as equipes localizaram e apreenderam centenas de toalhas de mesa que, segundo a Polícia Civil, apresentam ligação com o esquema investigado. Todo o material será submetido à perícia para identificar sua origem, rastrear o destino das mercadorias e apontar outros integrantes da organização criminosa.

O investigado permaneceu preso e está à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os envolvidos e ampliar o conjunto de provas contra a organização.

A operação contou com o apoio das Polícias Civis de Santa Bárbara d’Oeste e de Ibitinga, responsáveis pelo cumprimento simultâneo das ordens judiciais.

O delegado Adriano Leite de Assis, titular da DIG de Avaré e responsável pela investigação, afirmou que a prisão representa um avanço importante para a elucidação do caso.

“A investigação demonstrou a existência de uma estrutura criminosa organizada e voltada à prática reiterada de fraudes contra empresas. A prisão do principal investigado e a apreensão dos materiais permitirão aprofundar as apurações, identificar todos os envolvidos e reunir elementos para a completa responsabilização penal dos integrantes do esquema”, declarou o delegado.

 







 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

© 2004 - 2026 - Todos os Direitos Reservados ao Jornal a Voz do Vale - By Net @ - sites para internet

Politica de Privacidade

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais

© 2004 - 2026 - Todos os Direitos Reservados ao Jornal a Voz do Vale - By Net @ - sites para internet

Descubra mais sobre A Voz do Vale

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Carregando comentários...

    %d