A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), uma operação contra a exploração de jogos de azar em Avaré. A ação, coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), resultou na apreensão de máquinas caça-níqueis, equipamentos utilizados em bingo eletrônico, celulares, documentos e dinheiro em espécie durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
A investigação teve início após denúncias indicando que estabelecimentos comerciais da cidade estariam sendo utilizados para a exploração de jogos clandestinos, entre eles jogo do bicho, caça-níqueis e bingo eletrônico. Com base nas informações reunidas ao longo das apurações, equipes da DIG cumpriram mandados em diferentes endereços.
Em um dos imóveis vistoriados, os policiais encontraram, nos fundos do estabelecimento, uma estrutura montada para a realização de jogos de azar. Foram apreendidos três totens de máquinas caça-níqueis, um telefone celular utilizado para emissão de cartelas de bingo eletrônico, uma impressora portátil conectada via Bluetooth e um televisor empregado na transmissão dos sorteios.
Durante a perícia no local, também foram recolhidos três dispositivos de armazenamento (SSDs), três noteiros das máquinas e R$ 292 em dinheiro que estavam no interior dos equipamentos. O proprietário do estabelecimento, de 59 anos, foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e liberado após assinar termo de compromisso para comparecimento à Justiça.
Outra frente da operação teve como alvo um ponto investigado por suposta exploração do jogo do bicho. No endereço, os investigadores apreenderam um aparelho celular, um caderno de anotações e um bloco contendo registros relacionados à atividade. O homem de 58 anos investigado acompanhou o cumprimento do mandado e posteriormente prestou depoimento na unidade policial.
Já em um terceiro estabelecimento, os policiais localizaram mais três totens de máquinas caça-níqueis, além de um roteador, uma impressora, um televisor, um celular e um caderno com anotações. A responsável pelo local, de 40 anos, foi identificada e responderá às investigações.
Ao término da operação, a Polícia Civil informou que todo o material apreendido será submetido à perícia técnica para auxiliar no andamento das investigações. Entre os itens recolhidos estão máquinas caça-níqueis, equipamentos utilizados para bingo eletrônico, celulares, televisores, impressoras, dispositivos eletrônicos de armazenamento, noteiros, documentos e dinheiro em espécie.
As ocorrências foram registradas, inicialmente, com base nos artigos 50 e 58 da Lei das Contravenções Penais, que tratam da exploração de jogos de azar. Segundo a Polícia Civil, o enquadramento jurídico poderá ser ampliado ou alterado conforme o avanço das investigações e a análise do material apreendido.
A DIG destacou que a operação faz parte das ações permanentes de combate à exploração clandestina de jogos de azar no município, atividade que, segundo a corporação, frequentemente está associada a outras práticas ilícitas e movimenta recursos à margem da fiscalização oficial.






