A concessionária SPVias, empresa do grupo Motiva, realiza nesta quinta-feira (25), a partir das 10 horas, um grande simulado de emergência envolvendo produto perigoso e múltiplas vítimas na Rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré. A atividade ocorrerá no km 237 da rodovia, sentido sul, e tem como objetivo aprimorar a capacidade de resposta das equipes operacionais e fortalecer a integração entre os diversos órgãos responsáveis pelo atendimento de ocorrências complexas.
O exercício será realizado em uma alça de acesso da SP-255 e simulará um grave acidente envolvendo um caminhão-tanque, uma motocicleta e veículos de passeio. O cenário foi planejado para reproduzir condições reais de uma emergência rodoviária, exigindo atuação coordenada das equipes de resgate, atendimento pré-hospitalar, sinalização e gerenciamento de riscos relacionados ao transporte de produtos perigosos.
Ao todo, o treinamento contará com 12 vítimas simuladas, permitindo que os profissionais coloquem em prática protocolos de socorro, resgate, controle operacional e mitigação de impactos. A iniciativa busca avaliar a eficiência das ações conjuntas, identificar oportunidades de melhoria e garantir respostas cada vez mais rápidas e eficazes diante de situações críticas.
De acordo com a SPVias, a segurança dos usuários da rodovia será preservada durante toda a atividade. O local permanecerá devidamente sinalizado e monitorado por equipes operacionais e painéis de mensagens variáveis (PMVs). A concessionária destaca ainda que não haverá impacto no tráfego durante a realização do exercício.
Participam da ação equipes da SPVias, Corpo de Bombeiros de Avaré, Ambipar, CETESB, Autoposto Bizungão, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e outras instituições parceiras da região.
Segundo Juliano Roque, gerente executivo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Motiva Rodovias, treinamentos desse porte são fundamentais para garantir a eficiência dos protocolos de emergência.
“Os simulados são ferramentas essenciais para o treinamento das equipes e para o fortalecimento da integração entre os órgãos parceiros. Esse tipo de exercício permite avaliar procedimentos, identificar oportunidades de melhoria e garantir uma resposta cada vez mais rápida e eficiente em situações reais de emergência”, destaca.
A expectativa é que o treinamento contribua para o aperfeiçoamento contínuo dos serviços de atendimento rodoviário, reforçando a preparação das equipes para agir com rapidez e segurança em ocorrências reais.



