5 junho, sexta-feira, 2026
  • Localização
A Voz do Vale - a Notícia de Cara Nova
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
A Voz do Vale - a Notícia de Cara Nova
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
A Voz do Vale
Sem Resultados
Ver todos os resultados

TRIBUNAL DE CONTAS APONTA GRAVES FALHAS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE AVARÉ NO EXERCÍCIO DE 2022 E EXIGE DEVOLUÇÃO DE VERBAS DE PREFEITO E VICE

4 de fevereiro de 2026
em Avaré, Política
0
VICE-PREFEITA BRUNA SILVESTRE É CONVOCADA PARA ASSUMIR CARGO EFETIVO NA PREFEITURA DE AVARÉ

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da sua Segunda Câmara, analisou as contas anuais da Prefeitura Municipal de Avaré referentes ao exercício de 2022. O relatório, sob relatoria da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, destaca uma série de deficiências em áreas essenciais e irregularidades nos subsídios pagos à cúpula do Executivo.

Saúde e Educação: “Baixo Nível de Adequação”

Apesar de o município ter cumprido os índices mínimos constitucionais de investimento (26,67% no Ensino e 29,29% na Saúde), a qualidade dos serviços foi severamente criticada. Ambos os setores receberam a nota “C” (Baixo nível de adequação) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M).

Principais falhas na Educação:

Infraestrutura precária: Unidades com rachaduras, infiltrações e problemas na fiação elétrica.

Tecnologia defasada: Computadores dos laboratórios de informática ultrapassados (alguns de 2008) e insuficientes para os alunos.

Vagas em Creches: Persistência de fila de espera sem regulamentação ou divulgação transparente da lista.

Piso Salarial: O vencimento inicial dos professores de creche foi identificado como inferior ao piso nacional.

Principais falhas na Saúde:

Remédios Vencidos: A fiscalização encontrou medicamentos e insumos com prazo de validade expirado em 7 das 13 unidades visitadas.

Gestão de Pessoal: Ausência de controle eletrônico de ponto e descumprimento de carga horária por parte de médicos.

Cobertura Vacinal: Queda nos índices de vacinação e não atingimento de metas do Calendário Nacional.

Devolução de Valores: 13º Salário e Férias

Um dos pontos mais críticos do relatório refere-se ao pagamento de benefícios aos agentes políticos. O Tribunal apontou que o recebimento de 13º salário e a revisão de subsídios para o Prefeito, Joselyr Benedito Costa Silvestre, e para a Vice-Prefeita, Bruna Maria Costa Silvestre, ocorreram de forma irregular.

A irregularidade se dá pela inobservância ao Princípio da Anterioridade, uma vez que as leis que concederam tais benefícios foram aprovadas em 2021, já durante o mandato, o que contraria a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Restituição exigida: Foi proposta a devolução de R$ 18.000,00 pelo Prefeito e R$ 48.000,00 pela Vice-Prefeita aos cofres públicos.

Outras Irregularidades

O TCESP também destacou problemas na gestão de resíduos sólidos (falta de coleta seletiva), obras paralisadas (como a creche no Jardim Dona Laura) e a ausência do Certificado de Regularidade Previdenciária desde 2016. Além disso, o Controle Interno da Prefeitura foi considerado ineficiente por realizar apenas acompanhamentos superficiais.

O processo segue para as devidas notificações, e os gestores podem enfrentar sanções administrativas e multas, além da obrigação de ressarcimento dos valores citados.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

© 2004 - 2026 - Todos os Direitos Reservados ao Jornal a Voz do Vale - By Net @ - sites para internet

Politica de Privacidade

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Classificados
  • Destaque
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Avaré
  • Região
  • Atos Oficiais

© 2004 - 2026 - Todos os Direitos Reservados ao Jornal a Voz do Vale - By Net @ - sites para internet

Descubra mais sobre A Voz do Vale

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

%d