O A Voz do Vale vem recebendo um grande número de reclamações de clientes do Banco Mercantil, em Avaré. A agência é uma das principais da cidade que contam com clientes aposentados e pensionistas, que recebem o benefício pelo INSS.
Um dos clientes, que preferiu não ser identificado, reclama do banco contar com poucos caixas de atendimento, número considerado baixo devido à alta demanda. Todos ficam aguardando atendimento em uma grande fila formada na calçada, sendo que estão expostos ao sol e a chuva.
“Mais um fato vergonhoso para este desgoverno municipal, que se omite ao foto de um banco que responde pelo pagamento da grande maioria dos aposentados de Avaré. Disponibiliza apenas 4 ou 5 caixas eletrônicos para atender uma multidão de idosos, gente doente, com dificuldades que são obrigados a enfrentar filas quilométricas durante todo o dia entre 1 e 20 de cada mês para sacar seus míseros salários essencial para a sobrevivência, expostos a intempéries da natureza, como chuva, sol, ventos etc.”, destacou o munícipe.
Para ele, o fato seria um desrespeito com os idosos. “Um verdadeiro desrespeito a essas sofridas pessoas que trabalharam duro a vida inteira, e agora, obrigados a se sujeitarem a mais esse sofrimento”.
Munícipes questionam o fato da Caixa contar com tendas e banheiros químicos, sendo que os clientes de outras agencias não são beneficiados. A falta de uma atuação efetivada Prefeitura, também é criticada.
OUTRO LADO – Em nota, o Banco Mercantil informou que o acesso na agência está sendo restrito devido as medidas preventivas de prevenção ao novo coronavírus e que os funcionários estariam atuando para agilizar os atendimentos.
“Durante o período de pagamento de benefícios do INSS, o movimento nas agências se intensifica, inclusive por causa do acesso restrito em respeito às medidas preventivas de segurança em função da pandemia. A equipe segue atuando para agilizar o fluxo de atendimento e organizar a entrada de clientes”.
O Mercantil destacou ainda que estaria orientando seus clientes a utilizarem os canais digitais, para diminuir o fluxo de pessoas na agência. “Também em função da pandemia, a instituição vem orientando seus clientes que têm facilidade com canais digitais a evitarem de ir às agências bancárias. Esses clientes podem utilizar o cartão de débito/crédito para realizar compras e o Internet Banking e o AppMB para pagar contas e fazer outras transações, evitando maior fluxo de pessoas nas agências”.
Sobre as grandes filas que são formadas na parte externa da agência, o Mercantil limitou-se a destacar que, na calçada, existem demarcações visuais de distanciamento físico e que vem fornecendo álcool em gel para higienizar as mãos e os atendentes utilizam máscaras e protetor facial de acrílico.
“Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, os profissionais da agência realizam o controle e organizam a quantidade de pessoas que podem entrar na unidade, a fim de evitar aglomerações. Na calçada e dentro da agência, demarcações visuais com espaçamento orientam sobre a distância mínima recomendada. No interior dos pontos de atendimento, os clientes encontram álcool em gel para higienizar as mãos e os atendentes utilizam máscaras e protetor facial de acrílico durante todo o expediente”.
A nota é assinada pela Gerente de Atendimento, Rachel Wardi Lopez.