O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira, dia 12 de agosto, a reabertura gradual de unidades do Poupatempo e do Ciretran em cidades que estiverem nas fases laranja e amarela do Plano São Paulo de reabertura das atividades econômicas.
Segundo o governo, a unidade do Poupatempo de Avaré será reaberto no dia 30 de setembro, e será gradual. Ao todo, serão reabertas 252 como Ciretran e 8 como Poupatempo. Em ambos os formatos, as unidades só poderão atender até 30% da sua capacidade.
As unidades do Poupatempo foram fechadas desde o dia 24 de março devido ao decreto que suspendeu serviços não essenciais durante a pandemia do coronavírus.
O vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou também que o Poupatempo irá incorporar à sua gestão todos os serviços oferecidos pelo Detran São Paulo, o que trouxe um aumento de unidades do Poupatempo de 75 para 340.
“É a maior expansão do poupatempo em seus 23 anos de história. As unidades existentes, portanto, crescerão 04 vezes até o final do nosso governo. Para expandir o programa nessa dimensão nós estamos unificando o Detran junto ao poupatempo. A partir de agora Detran e Poupatempo são um único local de atendimento ao público e essas unidades são transformadas em postos presenciais do poupatempo ao longo dos próximos 2 anos”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
Com a união do Detran também houve aumento do número de serviços oferecidos pelo Poupatempo que passou de 75 para 133. Segundo a gestão estadual, a expectativa é que em 2022 sejam 242 serviços.
“É tudo num lugar só, tudo num padrão poupatempo que o cidadão reconhece como um serviço de excelência. Portanto, o Detran ao se integrar tanto ao poupatempo físico, como digital, tem a expectativa de atender melhor e ser muito mais eficiente nesse relacionamento”, disse o presidente do Detran São Paulo, Ernesto Mascellani.
SERVIÇOS ONLINE – No início de maio o governo lançou o Poupatempo Digital que oferece mais de 60 serviços à população. Segundo a gestão estadual, recentemente houve uma redução na demanda por serviços presenciais. Antes da mudança, 81% dos serviços precisavam ser presenciais, agora, 70% destes serviços são digitais.